quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Bear Beer Extra Strong

Hoje falaremos do rótulo Extra Strong da marca Bear Beer, da cervejaria Darguner Brewery. Essa cervejaria fica na província de Dargun, bem ao norte da Alemanha, quase na divisa com a Dinamarca (aproximadamente 240 Km de Berlin).

O diferencial dessa cerveja é a enorme quantidade de álcool: 12%. Quase três vezes o que contem uma cerveja normal no Brasil. Ou seja, tomar uma lata dessa cerveja é a mesma coisa que tomar três latas de Skol. Completando que ela só é vendida em latas de 500 ml... dá para ficar bem relaxado !

Para garantir esse teor de álcool, durante o processo de fermentação, açúcar extra (em forma de xarope de glicose) é adicionada ao mosto. Isso aumenta o trabalho da levedura, que produz muito mais álcool do que o normal.

Porém, não somente de álcool essa cerveja é feita. Uma coisa que me chamou muita atenção é que, quando abri e coloquei no copo (tipo flauta, com bojo um pouco mais largo), o aroma de malte espalhou por onde eu estava (e eu estava em um lugar aberto).

Colocando o copo no nariz, o aroma é doce e fermentado. Notas de vinho do porto, farinha de mandioca e frutas cristalizadas (bem no fundo) são trazidos. A cor é âmbar escuro, com leves tons de vermelho. A espuma é pouco densa, de fácil formação, e a carbonetação é média.

Na boca, o primeiro gosto é de álcool... com se fosse uma bebida destilada. É bem forte mesmo. A acidez é leve, mas perceptível. O segundo gosto é bem doce (devido ao xarope de glicose e a fermentação extra da cerveja). O amargor é leve, no final da língua.

No geral, é uma cerveja bem forte... porém não no sabor. O álcool e o açúcar roubam a cena e eu não consegui perceber mais nenhum outro. Não dá para tomar mais de uma... ela é meio enjoativa e de fato, você não vai querer ficar tão bêbado assim com tão pouca cerveja.

Vale experimentar uma, até porque, em Rio Claro, o custo benefício é bem alto. Comprei no supermercado Enxuto por R$ 6,90 (pouco para uma cerveja diferenciada).


Sabor: 3

Aspectos Gerais: 3

Custo Benefício: 4





Nenhum comentário:

Postar um comentário