domingo, 29 de novembro de 2015

Fuller´s Past Masters 1914 Strong X

Em minha singela opinião, não há bebida que melhor reconforte um trabalhador depois de uma semana que poderia ser esquecida para sempre.

Imagino que no começo do século passado essas semanas eram muito mais comum do que hoje. Leis trabalhistas muito menos definidas, zero ou pouquíssima automação para ajudar no esforço físico, ganância e mercado em expansão fizeram a vida dos trabalhadores um inferno na terra. Sem falar na guerra mundial que assolava a Europa e causava muita dúvida no futuro.

Mas, no final do dia, a recompensa: Ale! E não há ninguém no mundo que entende melhor sobre saciar essa vontade do que a Britânica Fuller´s, que em 2014 lançou mais esse rótulo para o seu rico portfólio.

A receita usada para essa cerveja foi criada no dia em que a Primeira Guerra mundial foi declarada: 04 de Agosto de 2014. Segundo a empresa, todas as receitas que foram feitas naquela época foram minunciosamente descritas em um livro, e essa recebeu o nome de "X". Leva malte Pale Ale, xarope de açúcar invertido da cervejaria N.º 3 e xarope de açúcar escuro. Os lúpulos são Goldings (muito comum na Inglaterra) e o Fuggles.

No copo, tem uma cor fantástica, avermelhada e turva, com pouquíssima espuma (como manda a tradição britânica). No nariz, um fantástico aroma adocicado, do malte Pale Ale, pouco lupulado. Há um fundo frutado levemente cítrico, mas apenas para equilibrar o sabor.

Na boca, é tão doce quanto se espera de uma Strong Ale (mas é menos doce que Golden Pride) Britânica. Ela ainda mantem o equilíbrio. Há um contorno de ameixas e um leve fundo de laranjas no sabor (mas só se você prestar bem atenção).

No geral, como tudo que a Fuller´s faz, é excepcional. O que não foi tão bom foi o preço: R$ 43,00 (nossa economia não está ajudando). Um pint dessa cerveja lá custa 4 libras. Mesmo considerando a conversão, ainda teríamos um custo pelo menos metade do preço do que foi pago. Mas, você não vai achar nenhuma cerveja no Brasil que consiga se aproximar dessa experiência.

Sabor: 4
Aspectos Gerais: 4
Custo Benefício: No Brasil, 3. Na Inglaterra, 5.

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